Manual de cadastramento: passo a passo para aderir ao Renave

Pedro Rocha • mai. 26, 2022

Integrado ao sistema de Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam), o Renave é composto por dados de diferentes órgãos, como o Denatran, a Secretaria da Receita Federal do Brasil e as Secretarias de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, que são representadas pelo Conselho Nacional de Fazenda. Trata-se de um sistema de gerenciamento e controle de veículos em estoque, que tem por finalidade criar uma base nacional de veículos que contemple uma sistemática para comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações comerciais, viabilizando a escrituração eletrônica dos livros de registro de movimento de entrada e saída de automóveis.

 

O Departamento Estadual de Trânsito de cada estado deve aderir ao Renave para que as lojas multimarcas e as concessionárias possam aproveitar os benefícios do sistema. Para isso, é preciso realizar um cadastro no Sistema Credencia, que autorizará a utilização dos serviços eletrônicos do Denatran. Nesse contexto, é importante lembrar que a plataforma exige certificado digital para o acesso, o famoso e-CNPJ.

 

Para facilitar esse processo, a DataStock desenvolveu um Manual de Cadastramento completo, com todas as instruções necessárias para realizar o cadastro. Vale lembrar que para ser aprovado, é fundamental que a empresa tenha expressamente em seu objetivo social a atividade de compra e venda de veículos novos ou usados.

 

Para acessar o manual, clique nesse link. Após finalizado o cadastro, é possível ter acesso aos sistemas integrados às bases do Detran e da Receita Federal. Com isso, o estabelecimento estará liberado para utilizar os serviços disponibilizados pelo Renave.

DataStock é destaque no 12º Congresso FENAUTO
Por Marketing DataStock 27 nov., 2023
Congresso FENAUTO é o maior evento do setor automotivo no Brasil
Renave: confira a situação atual do sistema no Brasil
Por Gabriel Prince 06 nov., 2023
Após o projeto-piloto do Renave ser testado em algumas regiões do Brasil, diversos estados passaram a operar em produção com o sistema, que oferece uma série de benefícios e vantagens às concessionárias e lojas multimarcas. O Renave foi desenvolvido para simplificar, reduzir custos, desburocratizar e aumentar a segurança de todos os processos de entrada, transferência e venda de veículos.
Share by: